Nelson Goettert
Universidade de Santa Cruz do Sul
Palavras-chave: Educação de Surdos, Informática e Educação, Tecnologias.
Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Licenciatura em Computação, da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc e Letras Libras – Licenciatura, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Pólo de Santa Maria/RS e levou uma turma de surdos a trabalhar com um robô em suas aulas. O trabalho com o Robokit tem por objetivo levar as crianças a estudarem diversos conteúdos a partir de estímulos visuais, diante de suas perguntas e respostas. A metodologia usada foi na proposta era apresentar materiais ricos visualmente e explorar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Os principais resultados foram reflexões que levam a pensar em melhorar a educação para os surdos e um aprendizado significativo para os alunos. A educação em relação ao trabalho na Educação de Surdos ainda precisa de trocas, conversas sobre novas ideias para melhorar a qualidade nas metodologias em sala de aula. Ideias sobre metodologias mais visuais que utilizem cartazes com a apresentação de sinais (da Língua de Sinais) e seu correspondente em Língua Portuguesa ou recursos como o da Informática na Escola. Pesquisas comprovam que alguns alunos surdos ao olharem para desenhos, conseguem memorizar o vocabulário em Língua Portuguesa e assim aumentar seu vocabulário sem passar pelo trauma do fracasso escolar por falta de vocabulário. O professor que quer trabalhar com surdos precisa observar mais a aula com o olhar que o surdo lança e modificar o seu fazer pedagógico ao ensinar. Talvez fosse necessário trazer mais exemplos, estimular os alunos a melhor praticar o que se estudou em aula. O movimento nas aulas é muito importante: conseguir entender e ver o crescimento no desenvolvimento, melhorando as condições dos alunos. O aluno que tiver sucesso na escola poderá ajudar no seu desenvolvimento e no futuro poderá capacitar e ter sucesso profissional e um bom relacionamento pessoal. O professor precisa observar a aula pelo olhar de seu aluno surdo e pensar o como fazer e ensinar novos exemplos, levando-os a aumentar a prática que estimula o gosto pelo movimento de se conseguir entender novos conceitos e assim levar ao crescimento e desenvolvimento de seus alunos.
Universidade de Santa Cruz do Sul
Palavras-chave: Educação de Surdos, Informática e Educação, Tecnologias.
Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Licenciatura em Computação, da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc e Letras Libras – Licenciatura, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Pólo de Santa Maria/RS e levou uma turma de surdos a trabalhar com um robô em suas aulas. O trabalho com o Robokit tem por objetivo levar as crianças a estudarem diversos conteúdos a partir de estímulos visuais, diante de suas perguntas e respostas. A metodologia usada foi na proposta era apresentar materiais ricos visualmente e explorar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Os principais resultados foram reflexões que levam a pensar em melhorar a educação para os surdos e um aprendizado significativo para os alunos. A educação em relação ao trabalho na Educação de Surdos ainda precisa de trocas, conversas sobre novas ideias para melhorar a qualidade nas metodologias em sala de aula. Ideias sobre metodologias mais visuais que utilizem cartazes com a apresentação de sinais (da Língua de Sinais) e seu correspondente em Língua Portuguesa ou recursos como o da Informática na Escola. Pesquisas comprovam que alguns alunos surdos ao olharem para desenhos, conseguem memorizar o vocabulário em Língua Portuguesa e assim aumentar seu vocabulário sem passar pelo trauma do fracasso escolar por falta de vocabulário. O professor que quer trabalhar com surdos precisa observar mais a aula com o olhar que o surdo lança e modificar o seu fazer pedagógico ao ensinar. Talvez fosse necessário trazer mais exemplos, estimular os alunos a melhor praticar o que se estudou em aula. O movimento nas aulas é muito importante: conseguir entender e ver o crescimento no desenvolvimento, melhorando as condições dos alunos. O aluno que tiver sucesso na escola poderá ajudar no seu desenvolvimento e no futuro poderá capacitar e ter sucesso profissional e um bom relacionamento pessoal. O professor precisa observar a aula pelo olhar de seu aluno surdo e pensar o como fazer e ensinar novos exemplos, levando-os a aumentar a prática que estimula o gosto pelo movimento de se conseguir entender novos conceitos e assim levar ao crescimento e desenvolvimento de seus alunos.
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